Direito Penal e de Propriedade Intelectual são as áreas que mais contam com escritórios contratados, ou seja, que não contam com profissionais especializados na área no departamento jurídico interno. Leia mais…
Serviço do SENAI Empresas apresenta aumento de 50% ao ano no número de atendimentos que visam proteger projetos inovadores. A cada ano, cresce o número de empresários preocupados em garantir a proteção legal de tecnologias ou produtos inovadores e de novas marcas.
O Senai Paraná tem observado um aumento anual de 50% nos atendimentos de seu Serviço de Propriedade Intelectual, área que elabora processos para registros de marcas, desenho industrial, pedidos de patentes, contratos de tecnologia e direitos autorais.
Tão importante quanto o investimento em inovação, o registro adequado de uma tecnologia, de um produto ou de uma marca pode gerar vários benefícios à empresa. “Esses bens não físicos são negociáveis no mercado. Quando é feito o registro, você passa a ter exclusividade sobre aquela marca ou tecnologia, podendo garantir vantagem competitiva para a empresa e a possibilidade de licenciamento para terceiros”, explica a advogada Heloisa Cortiani de Oliveira, analista técnica do Senai.
Além dos benefícios competitivos e financeiros que uma patente pode trazer à empresa, Heloisa ressalta a função social do registro das inovações. “As patentes, por exemplo, têm prazos de exclusividade de 15 a 20 anos. Depois disso, passam para domínio público, o que contribui com o desenvolvimento tecnológico”, explica.
Direito Penal e de Propriedade Intelectual são as áreas que mais contam com escritórios contratados, ou seja, que não contam com profissionais especializados na área no departamento jurídico interno. Leia mais…
A Apple e a Proview Technology, da cidade chinesa de Shenzhen, chegaram a um acordo judicial em sua disputa sobre a marca iPad, disse nesta segunda-feira o advogado Ma Dongxiao, da Proview.
Leia mais…
Serviço do SENAI Empresas apresenta aumento de 50% ao ano no número de atendimentos que visam proteger projetos inovadores. A cada ano, cresce o número de empresários preocupados em garantir a proteção legal de tecnologias ou produtos inovadores e de novas marcas. Leia mais…